sexta-feira, 18 de julho de 2014

18.07.2014

Triste. É assim que me sinto...imensamente triste. Ontem ou hoje de madrugada fui dar uma olhada nos e-mails, já que aguardava uma resposta. E deparei com o e-mail de um amigo me dizendo adeus. Estranhei ele ter mandado para o e-mail da comunidade e não para o pessoal, como costumava fazer. E ler um "adeus" dói muito...principalmente vindo de uma pessoa que considero especial. Sei que sua esposa esteve gravemente doente e ele disse que também não está bem de saúde. Sei que por ser um bom profissional, ele passou e passa dificuldades no trabalho. Respeito isso. E foi por isso que não escrevi para ele durante esses longos meses de silêncio, apesar da falta que senti.
Conheci esse amigo na minha juventude, numa fase boa. Saíamos juntos e muitas vezes levei minha irmã junto. Uma pessoa de paz (ele), paciente e compreensivo. Sei que com o meu gênio fdp devo ter o magoado várias vezes. Depois ele saiu da cidade para estudar e perdemos o contato. Um dia, ao abrir o meu e-mail pessoal, tive uma grande surpresa ao receber seu e-mail e já sabendo da minha situação. Apos 25 anos!!! Fiquei muito feliz e até postei no blog. Trocamos poucos e-mails, mas o fato de saber que ele se lembrava e se preocupava comigo fez uma diferença enorme para mim. Depois veio o silêncio e eu respeitei: um homem casado com os seus problemas. Não tenho direito de interferir...quem sou eu para isso? E eis que recebo o e-mail, "puxando" a minha orelha pela minha fraqueza e dizendo adeus. Sinto que decepcionei uma pessoa maravilhosa, mas não posso mudar os fatos. Nem sei como ele fica sabendo de tudo...Mas deixo aqui registrado que foi e é uma pessoa muito querida para mim. Eu não queria dizer-lhe adeus...
Quando uma pessoa passa por vários tipos de abusos brutais, pequenos gestos de carinho sempre são e serão lembrados. As pessoas nem imaginam como o seu pequeno gesto foi importante e como fez a diferença. Lembro-me que aos 17 anos fizemos uma excursão e um rapaz lindo e casado, viajando inclusive com a sogra, encantou-me. É lógico que mantive distância. Porém um dia, a grande maioria da excursão estava junto e de repente, sem eu esperar, ele gentilmente passou mão no meu cabelo. Sem malícia, pois não fez mais nada. Mas naquele momento, diante da situação que eu estava vivendo, foi um gesto inesquecível.
Aos 19 anos, bem no dia do meu aniversário, fui pagar o cursinho e um dos professores e diretores, com o qual eu praticamente não tinha contato nenhum, olhou carinhosamente nos meus olhos e disse que os meus olhos expressavam uma tristeza enorme. Sorri para ele, deixando claro com o sorriso que não gostaria de falar. Mas o carinho...esse jamais esquecerei. Pois quem vive num mundo de agressão, um gesto pequeno...um sorriso já fazem uma enorme diferença. Assim como o carinho e a paciência desse amigo.
Tive um amigo virtual, meu irmão de coração. Ele mesmo um filho do silêncio e com uma história de vida extremamente triste. Conversávamos todos os dias pelo messenger e brigávamos quase todos os dias também. Um dia a briga foi feia e eu saí da conversa e desliguei o pc. No dia seguinte havia uma postagem dele, em espanhol (ele é de outro país), porém morou um tempo no Brasil e nos comunicávamos em "portunhol". Toda vez que ele escrevia em espanhol era porque sério. E ele escreveu que quando dois adultos (hoje ele tem 49 anos) que passam por uma violência brutal, geralmente têm o gênio forte e a teimosia também...Um dia ele também fez uma grande diferença na minha vida e a milhares de quilômetros de distancia conseguiu me ajudar a passar por um surto enorme. Era meu primeiro final de semana sozinha em Porto Velho. Meu marido e meus filhos tinham voltado para São Paulo e eu fiquei para cuidar das coisas...casa...pets...resolver os probleminhas da mudança. E no primeiro domingo eu simplesmente surtei. E ele cuidou de mim por dias e a carga de carinho que recebi dele foi tão grande, que consegui me manter forte. Infelizmente, por causa dos seus problemas pessoais, a dois anos atrás, no dia do meu aniversário, ele também disse adeus e não tenho mais notícias dele. ODEIO A PALAVRA "ADEUS". Sinto-me frustrada, culpada. Sempre acabo decepcionando as pessoas e fico eu aqui na minha solidão. É lógico que prefiro ter vivenciado esses momentos de amizade, mas a solidão é altamente dolorosa...
Triste...triste...muito triste.
B.A












Nenhum comentário:

Postar um comentário